sexta-feira, 27 de março de 2015

1º Dia - Estrada Parque de Pirapotanga

No primeiro dia de campo, saímos por volta das 05h30min da pousada Pioneiro, onde estávamos hospedados, e percorremos um trecho com destino a cidade de Aquidauana. Chegando em Aquidauana, com uma elevação de 182 metros, seguimos destino a Pirapotanga. Ao fundo da paisagem deste trecho, pudemos avistar a Serra de Maracaju, que é um importante divisor de águas e fica entre as bacias do Rio Paraná e do Paraguai (onde estávamos). Depois de um tempo de viagem, iniciamos o nosso primeiro transecto a pé (Figura 1) às 7h45min, pelo trecho Estrada Parque de Pirapotanga, com uma elevação de 48 metros. 
Figura 1: Estrada do Parque de Pirapotanga
Neste dia, tivemos a sorte de encontrar na beira da estrada uma pequena casa, onde moravam uma senhora e seu filho. Nós paramos alguns minutos para conversar com os dois e ganhamos uma reposição de água gelada para aguentar mais algumas horas de caminhada.
Pudemos observar e retratar muitas espécies da fauna e flora Pantaneira bem de perto, que serão ilustradas algumas delas abaixo:
   


Nome científico: Griseotyrannus aurantioatrocristatus

Nome popular: Peitica-de-chapéu-preto

Também conhecido por bem-te-vi-cinza e mosqueteiro-cinzento, esta espécie possui o nome científico gigantesco que descreve claramente as características morfológicas da ave e é pior que um trava línguas.

Foto: Gabriel Melhado





Nome científico: Ara chloropterus

Nome popular: Arara-vermelha-grande


É conhecida também como arara-verde e arara-vermelha e mesmo sendo mais difícil de ser avistada, esta espécie não está ameaçada de extinção no Pantanal. Mas em outros estados do Brasil onde era comum avistá-la, hoje já não é mais observada.

Foto: Gabriel Melhado


Nome científico: Falco sparverius

Nome popular: Quiriquiri

Seu nome científico significa "falcão do tamanho de um falcão".

No momento desta foto, o grupo Icterus pôde observá-lo por vários minutos e ele não se incomodou com a nossa presença.

Foto: Larissa Carpigiani



Nome científico: Saltatricula atricollis

Nome popular: Bico-de-pimenta

O indivíduo desta foto é um filhote muito agitado, que não parava em galho algum e ficava sempre a pular e voar entre os arbusto, chamando a atenção do grupo. Foi uma foto difícil!

Foto: Gabriel Melhado

Nome científico: Galbula ruficauda

Nome popular: Ariramba-de-cauda-ruiva

Esta Ariramba pousar para as fotografias. Ficou pousada neste fio e em alguns momentos voava rápido e voltada com um inseto no bico.

Foto: Larissa Carpigiani

Nenhum comentário:

Postar um comentário