sexta-feira, 27 de março de 2015

6º e último dia - A Chalana

Enfim o último dia! Saímos para embarcar na chalana, nada de andar quilômetros por dia, apenas sentar e aproveitar toda a exuberância pantaneira. Nossa saída foi às 07h35min, mais tarde do que o costume, seguindo com o transecto motorizado com destino a Miranda e então partindo para o trecho Miranda – São Francisco. Neste trecho pudemos observar uma grande fauna, como o Veado-Campeiro (Ozotoceros bezoarticus), muitas Emas (Rhea americana) e Tamanduá-Bandeira (Myrmecophaga tridactyla). Chegando à Fazenda São Francisco, partimos para o até o Corixo São Domingos, onde iríamos fazer nosso passeio de Chalana, que faz parte da Região do Pantanal - Miranda.
Corixo São Domingos

Um corixo pode ser um meandro abandonado, um braço de um rio que só flui na época da cheia. As águas do corixo vêm do Pantanal Norte chegando através de rios ou pelas chuvas. Fizemos então um transecto motorizado embarcado, observando e registrando a fauna silvestre e a paisagem avistada em ambas as margens do corixo. 

Foi um dia de grandes observações, como a de um Socó-boi (Tigrisoma lineatum) fazendo sua vocalização, jacarés (Caiman yacare) nadando ao lado da chalana, Socozinho (Butorides striata) na sua época de reprodução, mostrando suas pernas e olhos com coloração vermelha, várias espécies de Martim-pescador, Macaco prego (Sapajus cay) e uma Águia Pescadora (Pandion haliaetus), uma linda ave migratória da América do Norte, que estava sobrevoando a região.


Águia Pescadora (Pandion haliaetus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário